| Bairro em Festa 24set2021
Os Capitães - Bairro em Festa 2021
Já está disponível no nosso canal de Youtube o vídeo que executámos para o Largo Residências, no âmbito do Festival Bairro em Festa: “Os Capitães - Bairro em Festa 2021”.
O Bairro em Festa é uma iniciativa cultural co-promovida pelo LARGO Residências, Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC Cultura em Lisboa e Junta de Freguesia de Arroios, em parceria com a Rede Local de Parceiros Sócio-Culturais em torno do Eixo Almirante Reis (Intendente, Pena, Anjos e Arroios) e com co-financiamento Compete 2020 - Portugal 2020 - União Europeia (FEDER).
O Largo Residências lançou uma ponte em parceria com o projecto Emprego Primeiro - Porta Aberta Agência de Empregabilidade, da associação BAIRROS, no sentido de convidar para a equipa de montagem do Bairro em Festa algumas pessoas na situação de sem abrigo que estavam a viver nos centros de acolhimento temporário, em Lisboa. Foi este processo de montagem com os Capitães do Festival que a Wamãe acompanhou e registou. Neste vídeo partilham a sua experiência no festival e também os muros que no resto da sociedade, no dia a dia, se erguem perante os seus caminhos.
Um projecto Largo Residências | Em parceria Emprego Primeiro - Porta Aberta Agência de Empregabilidade da Associação BAIRROS | Com o apoio Câmara Municipal de Lisboa | Vídeo Wamãe
| Live Cinema 23set2021
Aragão
Na peça de teatro “Aragão” que comemora o centenário do (também) etnógrafo António Aragão, realizámos LiveCinema durante o espetáculo, assim como os vídeos de promoção.
Uma produção APCA e Culturproject | Texto original Rui Zink | Encenação Sara Gonçalves | Cenografia José Manuel Castanheira | Música original e interpretação ao vivo Jerome Faria | Luz Nuno Meira | Vídeo Filipe Ferraz | Interpretação Ana Brandão e Bruno Huca | Voz Off Élvio Camacho
| Webserie 22set2021
Cenas do Gueto
Já está disponível o trailer de Cenas do Gueto, uma série de 27 micro-episódios sobre a história, a arte e os moradores da Quinta do Mocho, um bairro de 3000 habitantes nas portas da Lisboa, em Sacavém.
“Cenas do Gueto, Mocho Tá na Casa” é um projeto financiado pela FCT, uma parceria CICS - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, NOVA FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, CIES - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia e CRIA-Centro em Rede de Investigação em Antropologia. A produção é da Wamãe.
| Aulas 29jun2021
AI - Academias Imaginárias
Em 2020, financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, a Associação Cusca Arte e Comunidade iniciou um programa experimental na Escola Manuel Sérgio, em Lisboa. Nesta, coloca-se em prática uma nova abordagem pedagógica e artística.
Com a duração de dois anos, as AI - Academias Imaginárias são um projeto que envolve um universo de 40 alunos da escola EB1 Manuel Sérgio. Através do Teatro, do Cinema e da Música estas crianças aprendem Língua Portuguesa, Estudo do Meio e Matemática ao mesmo tempo que desenvolvem competências socioemocionais. A Wamãe aceitou o desafio de desenvolver oficinas de estudo do meio e cinema onde utiliza metodologias audiovisuais sempre com a Antropologia.
A metodologia que desenvolvemos opera a dois níveis: Utiliza a imagem e o som para trabalhar conteúdos curriculares, e utiliza as técnicas de produção para promover o espírito de equipa entre as crianças do primeiro ciclo. Com as crianças temos aprendido a incrível ferramenta que o som e a imagem representam quando se quer trabalhar escalas de espaço e de tempo. É este mapeamento de territórios reais, imaginários e históricos que temos trabalhado em conjunto, no constante ensaio que é a vida: A arte de viver com a diferença.
Este projeto tornou-se o nosso principal laboratório de antropologia para crianças. Vamos continuar a lutar por uma sociedade mais justa, informada, alegre, crítica e competente!
Um projecto promovido pela CUSCA - Cultura e Comunidade | Uma Parceria Agrupamento de Escolas do Restelo | Junta de Freguesia da Ajuda | Financiamento Fundação Calouste Gulbenkian através das Academias Gulbenkian do Conhecimento
| CALL 29jun2021
Sunday Shorts

Filmmakers de Lisboa! Estão abertas as call's para o evento a decorrer no dia 11 de julho na BOTA. Uma iniciativa Sunday Shorts, com o apoio da Wamãe.
Para concorrer envia um email para: info@sundayshorts.org , com o assunto 'Lisbon Filmmakers' com as seguintes informações:
Title:
Director(s) Name:
Film Lenght:
Completion date:
Screener Link:
Password:
Deadline: 4th July
First event date: 11th July
| Podcast 28jun2021
Entre os Montes | eps3
Uma Produção CRIA | Execução Wamãe
O terceiro episódio do podcast ENTREOSMONTES já está disponível.
O podcast ENTREOSMONTES é um projeto da APODEC e da AASP, com o apoio do Alto Comissariado para as Migrações - ACM, I.P. no âmbito do Programa de Apoio ao Associativismo Cigano. As gravações decorreram no estúdio do Espaço Lx Jovem da Câmara Municipal de Lisboa. O podcast foi realizado e produzido com o apoio do Laboratório Audiovisual do CRIA-Centro em Rede de Investigação em Antropologia e da Wamãe.
| Instalação 21jun2021
On the Im/permanence of the (is)land
Por DUARTE SANTO e FILIPE FERRAZ
Para ver na Bienal de Arquitetura! O trabalho integra a secção Resilience, Landscape and Art (Resiliência, Paisagem e Arte) do pavilhão italiano, com a curadoria de @lwcircus Annacaterina Piras e @artesella Emanuele Montibeller.
On the im/permanence of the (is)land invites you to be/come (like) water. Becoming, rather than being water, a dynamic entity that keeps on reconfiguring itself and the landscapes of Madeira Island as the ongoing results of diverse processes of materially diverse phenomena of emergence and impermanence across multiple scales of space and time. The island is a multilayered reality where “working sets of vibrant materialities” are (re)configured as landscapes assemblages of human and non-human components. In a territory, interwoven by exposed and hidden liquidity, water becomes the medium through which we read the island of Madeira.
On the im/permanence of the (is)land convida-te a (seres)/tornares-te (como) água. Tornares-te água, ao invés de a seres, uma entidade dinâmica que continua a reconfigurar-se a si própria e ás paisagens da Ilha da Madeira, enquanto os resultados em curso dos diversos processos de materialidade, fenómenos de emergência e impermanência atravessam múltiplas escalas de espaço e tempo. A ilha é uma realidade de múltiplas camadas onde "conjuntos de trabalho de materialidades vibrantes" são (re)configuradas enquanto montagens de paisagens de componentes humanas e não humanas. Num território, entrelaçado por liquidez exposta e escondida, a água torna-se uma ponte através da qual nós lemos a ilha da Madeira.
| Oficina 18jun2021
Imagem e Som para Antropólogos
Por FILIPE FERRAZ
De 13 de abril a 6 de maio decorreu a primeira Oficina de Imagem e Som para Antropólog@s. Pretendeu-se desenvolver ferramentas audiovisuais técnicas, artísticas e linguísticas direcionadas para o trabalho do antropólogo no terreno e para a produção de outros conteúdos audiovisuais.
Estas oficinas acontecem periodicamente, e são desenhadas para antropólogos ou investigadores que pretendem usar som e imagem nos seus trabalhos de campo. As oficinas falam de conceptualização de projetos audiovisuais, pré-produção, produção, pós-produção e distribuição.
As oficinas têm uma grande componente prática, e oferecem a possibilidade dos investigadores experimentarem equipamentos de vídeo, audio, iluminação e edição. Procuramos, ao mesmo tempo, trabalhar com o equipamento que cada investigador tem disponível e desenhar uma forma de trabalhar que seja exequível com os meios humanos e técnicos disponíveis.
| Podcast 22abr2021
Entre os Montes | eps2
Uma produção CRIA | Execução WAMÃE
O segundo episódio do podcast ENTREOSMONTES já está disponível.
Também disponível nas seguintes plataformas de distribuição: Anchor | Spotify | Apple Podcasts | Google Podcasts | Breaker | Castbox | Pocket Casts | RadioPublic
O podcast ENTREOSMONTES é um projeto da APODEC e da AASP, com o apoio do Alto Comissariado para as Migrações - ACM, I.P. no âmbito do Programa de Apoio ao Associativismo Cigano. As gravações decorreram no estúdio do Espaço Lx Jovem da Câmara Municipal de Lisboa. O podcast foi realizado e produzido com o apoio do Laboratório Audiovisual do CRIA-Centro em Rede de Investigação em Antropologia e da Wamãe I Antropologia Pública.
| Documentário 22abr2021
Entre os Montes
Uma Produção CRIA | Execução Wamãe
A singular história de vida de Adérito Montes, cigano, mediador e aventureiro cruza-se com a história recente do país, entre os anos 50 e a atualidade.
Documentário Entre os Montes com Adérito Montes. Produzido e realizado de forma colaborativa, o filme é a história de uma viagem entre os montes do Alentejo e as colinas de Lisboa. Uma história de amor, aventuras e luta por direitos de cidadania.
ENTREOSMONTES é uma produção colaborativa da APODEC, AASPS - Associação de Apoio e Segurança Psico-Social e do Laboratório Audiovisual do CRIA-Centro em Rede de Investigação em Antropologia, e contou com o apoio do Alto Comissariado para as Migrações - ACM, I.P.
| Podcast 22 abr2021
Entre os Montes | eps1
Uma Produção CRIA | Execução Wamãe
O podcast ENTREOSMONTES é um projeto da APODEC e da AASP, com o apoio do Alto Comissariado para as Migrações - ACM, I.P. no âmbito do Programa de Apoio ao Associativismo Cigano. As gravações decorreram no estúdio do Espaço Lx Jovem da Câmara Municipal de Lisboa. O podcast foi realizado e produzido com o apoio do Laboratório Audiovisual do CRIA-Centro em Rede de Investigação em Antropologia e da Wamãe I Antropologia Pública.
O podcast ENTREOSMONTES é um projeto da APODEC e da AASP, com o apoio do Alto Comissariado para as Migrações - ACM, I.P. no âmbito do Programa de Apoio ao Associativismo Cigano. As gravações decorreram no estúdio do Espaço Lx Jovem da Câmara Municipal de Lisboa. O podcast foi realizado e produzido com o apoio do Laboratório Audiovisual do CRIA-Centro em Rede de Investigação em Antropologia e da Wamãe - Antropologia Pública.
| Oficina 12abr2021
Imagem e som para antropólogos
Por FILIPE FERRAZ
Técnica, linguagem, equipamento e formatos audiovisuais em contexto de investigação.

Do nosso quotidiano temos percebido a crescente necessidade por parte de antropólogos e cientistas sociais em produzir conteúdos audiovisuais a partir das suas experiências de campo. O que aqui se propõe é trabalhar a partir dos recursos técnicos e humanos disponíveis para que se consiga produzir o melhor possível. Pré-produção, produção, pós-produção, distribuição, conceptualização, utilização de tecnologias, as nossas oficinas procuram encontrar soluções para criar documentação audiovisual.
| Série 24mar2021
De Tanto Fingir Encontrei-me
Série RTP LAB | Concepção e Produção Wamãe
"De tanto fingir encontrei-me" é um seriado de seis episódios concebido e produzido pela Wamãe, que estreará em breve na RTP Play.
Um grupo de jovens atores fala na primeira pessoa dos problemas do seu quotidiano: Racismo, habitação, sexismo, precariedade, procrastinação e extremismos políticos. Numa segunda parte, inspirados na técnica do Teatro do Oprimido, dramatizam histórias que expressam estes problemas. Pretende-se com esta série, num constante salto entre visões pessoais e estruturais, discutir e reagir àquilo que preocupa os jovens. "De Tanto fingir encontrei-me" deu entretanto origem a um coletivo de teatro: O Incrível Teatro do Mercúrio".
A investigação nas ciências sociais exige cada vez mais a produção de documentos audiovisuais. Os meios técnicos audiovisuais estão cada dia mais democratizados. As plataformas de distribuição são transnacionais e gratuitas. Está na natureza da antropologia a profunda imersão em territórios e realidades sociais. O que aqui propomos é a discussão de ferramentas técnicas, artísticas e narrativas que possam otimizar a produção audiovisual dos investigadores.
A Wamãe I Antropologia Pública tem vindo a produzir vários conteúdos audiovisuais, seja integrada em equipas de investigação, ou numa linguagem documental mais autoral, ou mesmo numa abordagem experimental, como é o caso da série "De tanto fingir encontrei-me", produzida para a RTP Play. É desta experiência que nasce o desenho desta oficina, e da convicção que a partilha de know how pode ser útil para todos.
| Documentário 24mar2021
Pode o Cuidador Libertar
Um Projeto ACCCA e AAAID | Documentário Wamãe
Um documentário feito a partir da observação do 5º Encontro Normal com a Diferença, que aconteceu em 2018 na Ilha da Madeira.




O Encontro Normal com a Diferença é organizado desde 2014 pela Companhia Clara Andermatt e pelo Grupo Dançando com a Diferença. Os encontros juntam cerca de 20 intérpretes e criadores com e sem deficiência como forma de explorar as diferentes formas de criação a partir de diversas experiencias, reflexões e olhares. Em 2018 a Wamãe registou o 5º Encontro Normal com a Diferença, na Ilha da Madeira. O resultado, realizado por Filipe Ferraz, é um documentário que estreará em breve: "Pode o cuidador libertar".