
Esta série é parte de um projeto de investigação em ciências sociais, o Artcitizenship, que procura olhar para práticas de cidadania, criação, participação e ativismo em grupos juvenis.
Na Série Cenas do Guetto | Mocho está na Casa, procurou-se, num conjunto de pequenos “mosaicos” de 27 vídeos, mostrar as pessoas e as interações que constituem um bairro, de 3000 habitantes, nas postas de Lisboa, em Sacavém, que se afirma cada vez mais pela sua produção artística.


Cenas do Gueto
Integrado no Projeto de Investigação ArtCitizenship
Cenas do Gueto I Mocho está na Casa é uma série de 27 micro-episódios sobre a história, a arte e os moradores da Quinta do Mocho, um bairro de 3000 habitantes nas portas de Lisboa, em Sacavém.
Projeto Artcitizenship | Um projeto de CICS.NOVA, NOVA FCSH, CIES_ISCTE, CRIA | Produzido por Otávio Raposo, Wamãe | Pesquisa e realização Otávio Raposo | Montagem Filipe Ferraz | Artes e comunicação Gabs Leal | Tornado possível por FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia

Produzido em 2021, “On the (im)permanence of the (Is)land” parte da autoria de Filipe Ferraz (Wamãe I Antropologia Pública, CRIA) e Duarte Santo (Lecturer Landscape Architecture, Cornell University). Surge em resposta ao convite curatorial de Annacaterina Piras para integrar a secção Resilient Landscapes no Pavilhão de Itália, referente à XVII Bienal de Arquitetura de Veneza de 2021, que acontece sobre a égide How Will we live together? (como vamos viver juntos?).
O projeto curatorial Resilient Landscapes juntou duas dezenas de artistas, arquitetos, académicos e ativistas internacionais, para que cada um falasse da forma como a sua “comunidade resiste” a pressões políticas e económicas que se materializam em desastres ambientais e humanitários.
On The (Im)permanence of the (Is)land
Autoria Duarte Santo e Filipe Ferraz
O Ensaio Visual parte de um olhar sobre a paisagem da Ilha da Madeira, na sua impermanência, através dos cruzamentos entre antropologia, arquitetura e arte.
Autoria Duarte Santo e Filipe Ferraz (Wamãe) Com o apoio de Câmara Municipal do Funchal, Cornell Calls - College of Agriculture and Life Sciences, Department of Landscape Architecture at Cornell University
“On the im/permanence of the (is)land invites you to be/come (like) water. Becoming, rather than being water, a dynamic entity that keeps on reconfiguring itself and the landscapes of Madeira Island as the ongoing results of diverse processes of materially diverse phenomena of emergence and impermanence across multiple scales of space and time. The island is a multilayered reality where “working sets of vibrant materialities” are (re)configured as landscapes assemblages of human and non-human components. In a territory, interwoven by exposed and hidden liquidity, water becomes the medium through which we read the island of Madeira.”
Wamãe, 2021
O Documentário foi produzido e realizado de forma colaborativa. Trata-se da história de uma viagem entre os montes do Alentejo e as colinas de Lisboa. Uma história de amor, aventuras e luta por direitos de cidadania. A singular história de vida de Adérito Montes, cigano, mediador e aventureiro cruza-se com a história recente do país, entre os anos 50 e a atualidade.

Entre os Montes
A Singular História de Vida de Adérito Montes
Um documentário realizado de forma colaborativa, sobre a história de vida de Adérito Montes, cigano, mediador e aventureiro.
Produção APODEC, AASPS, Laboratório Audiovisual CRIA | Execução Wamãe | Apoio ACM, I.P - Alto Comissariado para as Migrações


Entre os Montes
Um Projeto APODEC e AASPS
Um Podcast que funciona enquanto espaço de fala para membros da comunidade cigana, que falam e trocam ideias entre si
Produção APODEC, AASPS, Laboratório Audiovisual CRIA | Execução Wamãe | Apoio ACM, I.P - Alto Comissariado para as Migrações


